Na Portal dos Calçados você encontra muitas opções, vamos ajudar você a fazer uma boa escolha, se atente a essas dicas

Você sabia que existem 3 tipos de pés? Basicamente eles são classificados por normal, chato e cavo. Saber qual tipo de pé seu filho tem é fundamental para a saúde, afinal é através dessa informação que é possível comprar o calçado infantil ideal para os pequenos, além é claro de entender a estrutura da pisada da criança.

Conheça a classificação dos tipos de pé conforme tamanho

• Pé grego - Caracterizado por ter o segundo dedo maior que o dedão, e os outros vão diminuindo numa mesma proporção. É o formato de pé mais comum entre os brasileiros.
• Pé egípcio - É um formato menos comum entre a população, sendo caracterizado pelo dedão maior que os outros dedos, que vão diminuindo numa mesma proporção.
• Pé quadrado ou romano - Encontrado em apenas 10% da população, este tipo de pé é quadrado e os dedos possuem tamanhos muito parecidos, principalmente o dedão e o segundo dedo.

E a classificação morfológica

• Normal - O formato do pé é normal quando toda a carga é distribuída igualmente pela planta do pé.
• Chato - O pé tem o centro da planta encostado no chão. Toda a pressão se concentra na parte de dentro do pé.
• Cavo - Com os arcos mais altos, as partes que mais recebem impacto são os calcanhares e os metatarsos, gerando dor ao caminhar.

São muito importantes essas informações, pois é com base nelas que vai facilitar na hora de comprar um sapatinho de bebê ou calçado infantil para o seu filho. Com ela, os pais podem dar prioridade para os sapatinhos que sejam adequados, não levando em consideração somente a beleza, mas sim o cuidado com os pés dos pequenos.

Saber qual o seu tipo de pisada é fundamental para uma melhor qualidade de vida. No caso dos pequenos, este fator é ainda mais importante, já que nesta fase é perfeitamente possível fazer as correções necessárias. Para saber com clareza qual o tipo de pisada do seu filho, o ideal é buscar o auxílio de um ortopedista, para não tirar conclusões precipitadas. O especialista vai receitar qual o tipo de calçado mais adequado para os pés e para o tipo de pisada da sua criança. Portanto, nada de avaliar por conta própria, já que danos causados nos primeiros anos de vida podem significar prejuízos irreversíveis.

O uso de sapato infantil inadequado pode resultar em diversos problemas, comprometendo a forma e a funcionalidade do pé da criança. É muito importante salientar que muitas destas alterações estão de acordo com a fase de crescimento em que a criança se encontra, não se apresentando muitas vezes como patologias, mas sim como algo passageiro que será ultrapassado sem sequelas à medida que ocorre o crescimento. É importante a criança sentir vários tipos de superfícies de apoio e a irregularidade do terreno, para estimular constantemente a formação do pé, por isso a importância em também deixar a criança caminhar descalça.

Como escolher os tamanhos do sapatinho de bebê ou do sapato infantil?

Com a chegada do bebê é comum muitas dúvidas, principalmente em papais de primeira viagem. Você já se perguntou como escolher os tamanhos de sapatinho para seu bebê? Hoje, é exatamente sobre isso que vamos falar. Desde os modelos mais indicados para os pequenos, até a numeração para cada mês de seu bebê.

As dúvidas são muito comuns na roupa infantil e no sapato infantil, afinal as crianças crescem muito rápido, logo acertar no tamanho ideal do sapatinho do bebê pode se tornar um desafio na hora das compras.

E o primeiro sapatinho do bebê

Nos primeiros meses, como o bebê fica muito no colo, em carrinhos ou no berço, eles podem até usar um sapatinho de lã e tecido que sejam sem a solinha ou até de couro macio, porém por volta dos 6 meses é indicado comprar sapatos que protejam os pés, isso por que com essa idade as crianças começam a engatinhar, e mais tarde aprender a andar.

Na hora de escolher o calçado infantil, é preciso escolher qual a numeração correta, os calçados infantis, diferentes dos adultos, não seguem uma numeração idêntica. É por isso que algumas diferenças surgem entre cada fabricante e estilos próprios de cada país. Por isso, existe uma tabela que mostra a numeração de cada marca.

Bebês

Poucas pessoas sabem desse detalhe, mas um bebê nasce com apenas 1 osso em seu pezinho...isso mesmo que você leu. O restante é tudo cartilagem que vai se desenvolvendo com o passar dos anos até se tornar como os ossos de um pé adulto.

Nessa fase o ideal é se utilizar de meias, sapatinhos de algodão ou de couro extremamente macio com a solinha também em couro.

Outro aspecto a ressaltar é que os pés das crianças suam praticamente o dobro do pé de um adulto e portanto o calçado precisa ser de material respirável e que proporcione boa ventilação.

Portanto, os pés delicados de um bebê exigem meias de algodão ou sapatos macios com solas de couro macio. 

Crianças pequenas

Para crianças acima dos dois anos de idade o ideal é que o tamanho do calçado seja revisto a cada 3 ou quatro meses.

O calçado necessita conter espaço suficiente para que os dedinhos se mexam de forma confortável e sustentem os tornozelos. Necessita também de uma boa palmilha que faça o papel do amortecimento do peso de todo um corpinho em movimento.

Crianças (4 até 6 anos)

Para crianças acima dos 4 anos de idade o ideal é que o tamanho do calçado seja revisto a cada 6 meses.

O calçado necessita oferecer material respirável, amortecimento e apoio do calcanhar e tornozelo. Além de ser leve e flexível.

Tamanho do Sapato

É importante verificar constantemente o tamanho dos pés em crescimento da criança. O ideal é que os pés sejam medidos a tardinha ou a noite quando já estão mais inchadinhos pelo movimento do dia.

- De 1 a 2 anos – Rever o tamanho do pé a cada 2 meses

- De 3 a 4 anos - Rever o tamanho do pé a cada 4 meses

- De 5 a 6 anos - Rever o tamanho do pé a cada 6 meses

Como medir o pé das crianças?

Existem várias técnicas para se medir o pé do pequeno entre elas as mais usadas são

1) Encostar o pé na parece e fazer uma marquinha no chão e então medir a distância entre a parede e a marquinha

2) Desenhar o pé em uma folha de papel (eles adoram) e depois medir.

3) Desenhar o pé em um pedaço de papelão e adicionar 12 mm ao contorno por completo. Recortar esse molde e levar para comprar os sapatos. Coloque o molde dentro do sapato escolhido e se ficar bom é esse o número correto.

4) Cada marca possui uma tabela de tamanho do molde específico. Com as medidas dos pés do seu filho em mãos basta comparar com a tabela da marca. Lembrando que se a medida estiver entre dois números opte sempre pelo maior. (Essa dica é ótima para quem gosta de comprar online)

Ajuste confortável

O ajuste do sapato deve ser confortável sem cair.  

Os sapatos devem estar confortáveis ??o suficiente para ficarem parados sem que o calcanhar do pé saia do sapato enquanto a criança está se movendo.